O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é uma condição neurobiológica que apresenta três características principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Estas características que podem se apresentar de modo isolado ou combinado, e que prejudicam a interação social e com familiares das crianças ou adolescentes, geram dificuldades emocionais em seus relacionamentos e baixo desempenho escolar, segundo Rohde ( 1999).
Se caracteriza por uma combinação de sintomas:
• Hiperatividade,
• Impulsividade e
• Desatenção.
Existem três subtipos de TDAH:
• Forma predominantemente hiperativa/impulsiva;
• Forma predominantemente desatenta;
• Forma Combinada.
SINTOMAS
Hiperatividade:
• Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;
• Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
• Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;
• Falar em demasia;
• Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;
• Estar freqüentemente “a mil” ou muitas vezes agir como se estivesse “a todo vapor”.
Impulsividade:
• Apresentar constante dificuldade em esperar sua vez;
• Freqüentemente interromper ou se meter e assuntos alheios ;
• Responder perguntas de modo precipitado antes mesmo delas terem sido concluídas.
Desatenção:
• Ter dificuldade em prestar atenção a detalhes;
• Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;
• Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares ou lúdicas;
• Evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
• Ser facilmente distraído por estímulos alheios átarefa;
• Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;
• Apresentar esquecimento em atividades diárias;
• Dificuldade em organizar tarefas e atividades.
DIAGNÓSTICO DO TDAH
• Pelo menos 6 dos sintomas de hiperatividade, impulsividad e ou desatenção devem estar presentes,
• É importante considerar a duração, freqüência e intensidade dos mesmos;
• Considerar o grau de prejuízo dos sintomas;
• A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança e a escola (professores).
CONSEQUÊNCIAS:
• Baixo desempenho escolar;
• Dificuldade de relacionamento;
• Interferência no desenvolvimento educacional e social;
• Predisposição à distúrbios psiquiátricos.