quarta-feira, 30 de junho de 2010

Apresentação de trabalho de profissionais do CAPSi no Congresso Nacional de Saúde Mental realizado no Rio de Janeiro / Maio 2010

Título: PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE(TDAH)

Autores: Andréa Adriano Cavalcante
Lucia Maria Sampaio de Pinho Pessoa
Myrna de Menezes Lopes

Crianças com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDAH), é uma realidade cada vez mais freqüente na nossa rotina em um CAPS infantil. Estas crianças apresentam desatenção, agitação, e um comportamento impulsivo, muitas vezes agressivo frente a uma situação, o que pode levar a uma inadaptação social. Dessa forma, faz-se necessário uma intervenção psicomotora que permita uma associação de corpo e psiquismo, desenvolvendo os sentidos, a afetividade, a linguagem, a motricidade e a inteligência, num processo contínuo de interação. Tais atividades fornecem oportunidade de desenvolver o comportamento de crianças, compensando condutas inadequadas e inadaptadas em diversas situações, facilitando a sua relação consigo, com o outro e com o grupo. O objetivo deste trabalho foi o de ressaltar a importância da aplicação da psicomotricidade em um grupo de crianças com TDAH. A metodologia foi conduzida por acompanhamentos semanais de 10 crianças, de 06 a 10 anos, no período de 03 meses. Nos resultados é observada a evolução na atenção, concentração, memorização, socialização e organização corporal, além de ganhos quanto ao respeito e responsabilidade por si e pelo outro. Diante da análise realizada, a intervenção inicial ocorreu com dificuldades, necessitando de adaptações e adequações diante da distração e do déficit de aceitar regras e limites. A teoria de Piaget defende a transformação do organismo em função do meio e do movimento frente ao outro, através do equilíbrio, da adaptação motora e intelectual. Portanto, a intervenção psicomotora através de suas atividades estimuladoras, contribui para a melhora da conduta da criança, trabalhando as funções motoras, afetivas, cognitivas e sociais.